Saiba a importância do simulado ENEM e como ele pode te ajudar na preparação antes do exame.
Fique despreocupado, iremos lhe explicar tudo sobre o simulado ENEM.
O que é um simulado ENEM?
Um teste de conhecimentos dos participantes sem dúvidas é a maneira certa de definir o simulado ENEM.
Com ele, é possível saber o seu rendimento em relação aos conteúdos exigidos, também diagnosticar quais matérias o indivíduo precisa estudar mais.
Alguns sites disponibilizam várias opções de simulados diferentes.
Simulado ENEM 2024
Este é o simulado da prova do Enem.
- Aqui você tem 50 questões diferentes para responder;
- Divididas em 16 temas diferentes;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- As questões são ordenadas aleatoriamente, então cada vez que você fizer o simulado haverá novas questões!
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2024.
Pergunta 1 |
Tema: Matemática
(TRT - 15ª Região (SP)/2018)
Quando se diz que um imposto com alíquota de 20% incide sobre um produto cujo preço inicial é R$ 100,00, é usual concluir que, com o acréscimo desse imposto, o preço final do produto seria de R$ 120,00. Isso é chamado de cálculo “por fora”. Porém, há impostos em que se utiliza o chamado “cálculo por dentro”. Nesses casos, se uma alíquota de 20% incide sobre um produto cujo preço inicial é R$ 100,00, então o preço final é de R$ 125,00, pois 20% do valor final deve ser relativo ao imposto. Com um imposto de alíquota 18% sobre um produto cujo valor inicial é de R$ 1.640,00, a diferença entre os preços finais calculados por dentro e por fora é deA | R$ 640,00. |
B | R$ 64,80. |
C | R$ 128,40. |
D | R$ 360,00. |
E | R$ 32,40. |
Pergunta 2 |
Tema: Matemática
(UNESP 2015)
Um dado convencional e uma moeda, ambos não viciados, serão lançados simultaneamente. Uma das faces da moeda está marcada com o número 3, e a outra com o número 6. A probabilidade de que a média aritmética entre o número obtido da face do dado e o da face da moeda esteja entre 2 e 4 é igual a:A | 3/4 |
B | 1/2 |
C | 2/3 |
D | 1/4 |
E | 1/3 |
Pergunta 3 |
Tema: Matemática
(UDESC 2009)
O que os brasileiros andam lendo? O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, que também pesquisou o comportamento do leitor brasileiro, as preferências e as motivações dos leitores, bem como os canais e a forma de acesso aos livros. (Fonte: Associação Brasileira de encadernação e Restaure, adapt.) Supõe-se que em uma pesquisa envolvendo 660 pessoas, cujo objetivo era verificar o que elas estão lendo, obtiveram-se os seguintes resultados: 100 pessoas lêem somente revistas, 300 pessoas lêem somente livros e 150 pessoas lêem somente jornais. Supõe-se ainda que, dessas 660 pessoas, 80 lêem livros e revistas, 50 lêem jornais e revistas, 60 lêem livros e jornais e 40 lêem revistas, jornais e livros. Em relação ao resultado dessa pesquisa, são feitas as seguintes afirmações: I - Apenas 40 pessoas lêem pelo menos um dos três meios de comunicação citados. II - Quarenta pessoas lêem somente revistas e livros, e não lêem jornais. III - Apenas 440 pessoas lêem revistas ou livros. Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. |
B | Somente a afirmativa II é verdadeira. |
C | Somente a afirmativa I é verdadeira |
D | Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. |
Pergunta 4 |
Tema: Literatura
(ENEM 2015)
Cântico VI Tu tens um medo de Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que és sempre o mesmo. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. MEIRELES. C. Antologia poética, Rio de Janeiro: Record. 1963 (fragmento). A poesia de Cecília Meireles revela concepções sobre o homem em seu aspecto existencial. Em Cântico VI, o eu lírico exorta seu interlocutor a perceber, como inerente à condição humana,A | o desalento irremediável em face do cotidiano repetitivo. |
B | a vontade inconsciente de perpetuar-se em estado adolescente. |
C | a sublimação espiritual graças ao poder de se emocionar. |
D | o questionamento cético sobre o rumo das atitudes humanas. |
E | um receio ancestral de confrontar a imprevisibilidade das coisas. |
Pergunta 5 |
Tema: Matemática
(UEA/2014)
Ao estudar um exemplar de uma espécie de peixe ornamental, os pesquisadores constataram que, no 1° dia de observação, o comprimento do peixe era de 2 cm e que, até o 10.° dia de observação, o comprimento desse peixe obedeceu à função y = 2 + log2 x, sendo y o comprimento, em cm, e x o número de dias, com 1 ≤ x ≤ 10. Usando log 2 ≅ 0,30 e log 3 ≅ 0,48, é correto afirmar que o comprimento do peixe, em cm, no 6.° dia, eraA | 4,0. |
B | 4,4. |
C | 4,8. |
D | 4,5. |
E | 4,6. |
Pergunta 6 |
Tema: Literatura
(ENEM 2016)
Receita Tome-se um poeta não cansado, Uma nuvem de sonho e uma flor, Três gotas de tristeza, um tom dourado, Uma veia sangrando de pavor. Quando a massa já ferve e se retorce Deita-se a luz dum corpo de mulher, Duma pitada de morte se reforce, Que um amor de poeta assim requer. SARAMAGO, J. Os poemas possíveis. Alfragide: Caminho, 1997. Os gêneros textuais caracterizam-se por serem relativamente estáveis e podem reconfigurar-se em função do propósito comunicativo. Esse texto constitui uma mescla de gêneros, poisA | explicita as etapas essenciais à preparação de uma receita. |
B | apresenta organização estrutural típica de um poema. |
C | introduz procedimentos prescritivos na composição do poema. |
D | utiliza linguagem figurada na construção do poema. |
E | explora elementos temáticos presentes em uma receita. |
Pergunta 7 |
Tema: Matemática
(UFRGS 2016)
Se x + y = 13 e x · y = 1, então x2 + y2 é:A | 170 |
B | 167 |
C | 166 |
D | 169 |
E | 168 |
Pergunta 8 |
Tema: Matemática
(UECE 2016)
Quantos números inteiros positivos pares, com três dígitos distintos, podemos formar com os algarismos 3, 4, 5, 6 e 7?A | 32 |
B | 24 |
C | 28 |
D | 36 |
Pergunta 9 |
Tema: Matemática
(ADVISE 2009)
Se aumentarmos em 20% (vinte por cento) as arestas de um paralelepípedo retângulo, em quantos por cento o seu volume será aumentado:A | 72,80% |
B | 40% |
C | 20% |
D | 60% |
E | 80% |
Pergunta 10 |
Tema: Matemática
(IF-PE 2018)
A empresa de consultoria ARM está contratando pessoas para o primeiro emprego. Durante uma dinâmica realizada no processo seletivo, uma das solicitações feitas aos candidatos foi a de escolher apenas três das habilidades seguintes para compor seus currículos: atividades voluntárias, hobbies, trabalhos como freelancer, liderança e presença nas redes sociais. De quantas formas distintas pode um candidato elaborar seu currículo obedecendo à exigência feita pela empresa?A | 10 |
B | 60 |
C | 120 |
D | 5 |
E | 20 |
Pergunta 11 |
Tema: Matemática
(UFPR 2010)
Qual das seguintes retas passa pelo centro da circunferência x² + y²+ 4y - 3 = 0?A | 5x – y = 2 |
B | x – 5y = –2 |
C | x + y = 0 |
D | 2x + y = 7 |
E | x + 2y = 4 |
Pergunta 12 |
Tema: Matemática
(PUC-RIO 2009)
Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos não gostam de nenhum dos dois sabores?A | 40 |
B | 0 |
C | 30 |
D | 10 |
E | 20 |
Pergunta 13 |
Tema: Matemática
(UNICAMP 2016)
Considere as funções f (x) = 3x e g(x) = x3 , definidas para todo número real x. O número de soluções da equação f (g(x)) = g(f(x)) é igual aA | 2 |
B | 4 |
C | 3 |
D | 1 |
E | 5 |
Pergunta 14 |
Tema: Literatura
(ENEM 2015)
À garrafa Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. Teu estreito gargalo é uma lição de angústia. Por translúcida pões o dentro fora e o fora dentro para que a forma se cumpra e o espaço ressoe. Até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes. PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, se expressa por um (a):A | visão progressivamente pessimista, em face da impossibilidade da criação poética, conforme expressa o verso “e te estilhaces, suicida”. |
B | subserviência aos princípios do rigor formal e dos cuidados com a precisão metafórica, como se em “prisão da forma”. |
C | necessidade premente de libertação da prisão representada pela poesia, simbolicamente comparada à “garrafa” a ser “estilhaçada”. |
D | processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos “numa explosão / de diamantes”. |
E | reconhecimento, pelo eu lírico, de suas limitações no processo criativo, manifesto na expressão “Por translúcidas pões”. |
Pergunta 15 |
Tema: Matemática
(Prefeitura de São Luís - MA/2018)
Certo investidor realizou uma aplicação financeira no valor de R$ 16.400,00, durante 4 meses, com uma taxa de juros de 9% ao ano, no regime de juros simples. No final do período de 4 meses, ele resgatou todo o montante e o emprestou a uma pessoa que se comprometeu a liquidar a dívida por meio de duas prestações semestrais, iguais e consecutivas, vencendo a primeira 1 semestre após a data em que contraiu a dívida. Este empréstimo foi concedido com uma taxa de juros de 5% ao semestre, no regime de juros compostos, considerando o sistema francês de amortização. O valor da amortização da dívida incluído no valor da segunda prestação foi de:A | R$8.446,00 |
B | R$9.084,60 |
C | R$8.240,00 |
D | R$8.652,00 |
E | R$8.662,30 |
Pergunta 16 |
Tema: Literatura
(ENEM 2016)
Soneto VII Onde estou? Este sítio desconheço: Quem fez tão diferente aquele prado? Tudo outra natureza tem tomado; E em contemplá-lo tímido esmoreço. Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço De estar a ela um dia reclinado: Ali em vale um monte está mudado: Quanto pode dos anos o progresso! Árvores aqui vi tão florescentes, Que faziam perpétua a primavera: Nem troncos vejo agora decadentes. Eu me engano: a região esta não era; Mas que venho a estranhar, se estão presentes Meus males, com que tudo degenera! COSTA, C. M. Poemas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 jul. 2012. No soneto de Cláudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece umaA | resignação diante das mudanças do meio ambiente. |
B | intenção de recriar o passado por meio da paisagem. |
C | angústia provocada pela sensação de solidão. |
D | dúvida existencial em face do espaço desconhecido. |
E | empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra. |
Pergunta 17 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2012)
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra cortar a friagem”. Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: faziase contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros. E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (...) E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuosos Aluísio Azevedo, O cortiço. Um traço cultural que decorre da presença da escravidão no Brasil e que está implícito nas considerações do narrador do excerto é aA | promoção da música a emblema da nação. |
B | crença na existência de um caráter nacional brasileiro. |
C | desvalorização da mestiçagem brasileira. |
D | tendência ao antilusitanismo. |
E | desconsideração do valor do trabalho. |
Pergunta 18 |
Tema: Literatura
(ENEM 2012)
O trovador Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras … As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal… Intermitentemente … Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo … Cantabona! Cantabona! Dlorom … Sou um tupi tangendo um alaúde! ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiais, 2005. Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto éA | lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9). |
B | abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. |
C | verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. |
D | problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade |
E | exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas. |
Pergunta 19 |
Tema: Matemática
(UNESP 2017)
Admita que o número de visitas diárias a um site seja expresso pela potência 4n, com n sendo o índice de visitas ao site. Se o site S possui o dobro do número de visitas diárias do que um site que tem índice de visitas igual a 6, o índice de visitas ao site S é igual aA | 8,5 |
B | 6,5 |
C | 12 |
D | 9 |
E | 8 |
Pergunta 20 |
Tema: Literatura
(ENEM 2012)
Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas coisas de tupi, de folk-lore, das suas tentativas agrícolas... Retava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma! O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções. A pátria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete. BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2011. O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia queA | a certeza da fertilidade da terra e da produção agrícola incondicional faz parte de um projeto ideológico salvacionista, tal como foi difundido na época do autor. |
B | a curiosidade em relação aos heróis da pátria levou-o ao ideal de prosperidade e democracia que o per snagem encontra no contexto republicano. |
C | a dedicação de Policarpo Quaresma ao conhecimento da natureza brasileira levou-o a estudar inutilidades, mas possibilitou-lhe uma visão mais ampla do país. |
D | a propensão do brasileiro ao riso, ao escárnio, justifica a reação de decepção e desistência de Policarpo Quaresma, que prefere resguardar-se em seu gabinete. |
E | a construção de uma pátria a partir de elementos míticos, como a cordialidade do povo, a riqueza do solo e a pureza linguística, conduz à frustração ideológica. |
Pergunta 21 |
Tema: Literatura
(ENEM 2010)
Texto I Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações… AMADO, J. Capitães de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento). Texto II À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado. TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento). Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos,A | a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens. |
B | o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social. |
C | a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados. |
D | o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão. |
E | a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta. |
Pergunta 22 |
Tema: Matemática
(CEDERJ 2018)
Se o nono termo de uma progressão aritmética é 268 e a soma de seus quinze primeiros termos é 4305, sua razão é igual a:A | -18 |
B | -19 |
C | 19 |
D | 120 |
E | 18 |
Pergunta 23 |
Tema: Literatura
(UFPR 2010)
Sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, considere as seguintes afirmativas: 1. Logo no início do romance, Bentinho afirma: “Meu fim evidente era atar as duas pontas da vida”. Demonstra assim que, chegando ao final da vida, finalmente compreendeu tudo e pode então relatar com segurança que os acontecimentos que a definiram sucederam-se daquela maneira e pelas razões apontadas. 2. Ao dar a conhecer sua vida desde a infância, o narrador Bentinho procura mostrar como na personalidade de Capitu menina já estavam as qualidades de dissimulação que ele viria a criticar mais tarde. 3. Capitu é uma das personagens mais famosas da literatura brasileira. No entanto, pode-se argumentar que esse “sucesso” se dá, ele próprio, de forma “oblíqua e dissimulada”, já que ela nos é apresentada apenas através das palavras de um narrador que lhe é, a princípio, hostil. 4. Tratando basicamente da vida de Bento Santiago, Dom Casmurro pode ser visto como uma exceção na obra de Machado, que vinha de largos painéis da sociedade carioca em seus primeiros romances (Ressurreição, por exemplo) e seguiria dali em diante para sagas familiares mais amplas (das famílias Cubas e Aires), dentro dos quadros do Realismo que vigorava na literatura de então. Assinale a alternativa correta.A | Somente a afirmativa 4 é verdadeira. |
B | Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. |
C | Somente a afirmativa 3 é verdadeira |
D | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. |
Pergunta 24 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
Uma empresa de entregas presta serviços para outras empresas que fabricam e vendem produtos. Os fabricantes dos produtos podem contratar um entre dois planos oferecidos pela empresa que faz as entregas. No plano A, cobra-se uma taxa fixa mensal no valor de R$ 500,00, além de uma tarifa de R$ 4,00 por cada quilograma enviado (para qualquer destino dentro da área de cobertura). No plano B, cobra-se uma taxa fixa mensal no valor de R$ 200,00, porém a tarifa por cada quilograma enviado sobe para R$ 6,00. Certo fabricante havia decidido contratar o plano A por um período de 6 meses. Contudo, ao perceber que ele precisará enviar apenas 650 quilogramas de mercadoria durante todo o período, ele resolveu contratar o plano B. Qual alternativa avalia corretamente a decisão final do fabricante de contratar o plano B?A | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 300,00 a mais do que o plano A custaria. |
B | A decisão foi boa para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 500,00 a menos do que o plano A custaria. |
C | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 6 000,00 a mais do que o plano A custaria. |
D | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 000,00 a mais do que o plano A custaria. |
E | A decisão foi boa para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 500,00 a menos do que o plano A custaria. |
Pergunta 25 |
Tema: Matemática
(UECE 2017)
Considere um hexágono regular com centro no ponto O, cuja medida do lado é igual a 2 m. Se U e V são dois vértices consecutivos desse hexágono, e se a bissetriz do ângulo OÛV intercepta o segmento OV no ponto W, então, a medida em metros do perímetro do triângulo UVW éA | (3 + √3 ). |
B | (3 + √5 ). |
C | (2 + √5 ). |
D | (2 + √3 ). |
Pergunta 26 |
Tema: Literatura
ENEM 2010
Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, etrincava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas objeções, mas tão frouxas, que elenão gastou muito tempo em destruí-las – Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite. ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975. A filosofia de Quincas Borba – a Humanitas – contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma deA | lutar pelo bem da coletividade. |
B | erradicar a desigualdade social. |
C | minimizar as diferenças individuais. |
D | lutar pelo bem da coletividade. |
E | estabelecer vínculos sociais profundos. |
Pergunta 27 |
Tema: Matemática
(UECE 2016)
O resto da divisão de (264 + 1) por (232 + 1) é igual aA | 4 |
B | 0 |
C | 2 |
D | 3 |
E | 1 |
Pergunta 28 |
Tema: Matemática
(UNESP 2015)
Uma imobiliária exige dos novos locatários de imóveis o pagamento, ao final do primeiro mês no imóvel, de uma taxa, junto com a primeira mensalidade de aluguel. Rafael alugou um imóvel nessa imobiliária e pagou R$ 900,00 ao final do primeiro mês. No período de um ano de ocupação do imóvel, ele contabilizou gastos totais de R$ 6.950,00 com a locação do imóvel. Na situação descrita, a taxa paga foi deA | R$ 350,00. |
B | R$ 450,00. |
C | R$ 550,00. |
D | R$ 300,00. |
E | R$ 250,00. |
Pergunta 29 |
Tema: Matemática
(INSPER 2017)
Uma peça pode ser fabricada pelo técnico A, com moldagem manual, ou pelo técnico B, com impressora 3D. Para fabricar a peça com moldagem manual, gastam-se 4 horas de trabalho do técnico A e R$ 40,00 de material. O valor da hora de trabalho do técnico A é R$ 17,00. Quando feita com impressora 3D, a mesma peça é fabricada em 3 horas de trabalho do técnico B, com gasto de R$ 12,00 com material. A fabricação dessa peça é mais cara com impressora 3D se o valor da hora de trabalho do técnico B for, noA | mínimo, R$ 32,00. |
B | máximo, inferior a R$ 24,00. |
C | máximo, R$ 32,00. |
D | mínimo, superior a R$ 32,00. |
E | mínimo, superior a R$ 24,00. |
Pergunta 30 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2013)
Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum – menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se daA | antecipação da maioridade de D. Pedro II. |
B | volta de D. Pedro I a Portugal. |
C | turbulência social causada pelas revoltas regenciais. |
D | proclamação da independência do Brasil. |
E | invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas. |
Pergunta 31 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2014)
Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da areia, de Jorge Amado: I. Quanto à relação desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos, verifica-se que ambos são tributários da radicalização político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930. II. Embora os dois livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no processo de dominação social, em Vidas secas, essa consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até ascético, o que já não ocorre na composição de Capitães da areia. III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva. Está correto o que se afirma emA | I, somente. |
B | II e III, somente. |
C | I, II e III. |
D | III, somente. |
E | I e II, somente. |
Pergunta 32 |
Tema: Literatura
(UFF 2010)
Assinale a opção correta.A | O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. |
B | O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral. |
C | O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações. |
D | O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era. |
E | O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é. |
Pergunta 33 |
Tema: Matemática
(UNESP 2017)
Admita que o número de visitas diárias a um site seja expresso pela potência 4n, com n sendo o índice de visitas ao site. Se o site S possui o dobro do número de visitas diárias do que um site que tem índice de visitas igual a 6, o índice de visitas ao site S é igual aA | 8 |
B | 6.5 |
C | 12 |
D | 8.5 |
E | 9 |
Pergunta 34 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
Em alguns países anglo-saxões, a unidade de volume utilizada para indicar o conteúdo de alguns recipientes é a onça fluida britânica. O volume de uma onça fluida britânica corresponde a 28,4130625 mL. A título de simplificação, considere uma onça fluida britânica correspondendo a 28 mL. Nessas condições, o volume de um recipiente com capacidade de 400 onças fluidas britânicas, em cm3, é igual a:A | 1,12 |
B | 11,2 |
C | 11 200 |
D | 1 120 |
E | 112 |
Pergunta 35 |
Tema: Matemática
(UNICAMP 2017)
Dois anos atrás certo carro valia R$ 50.000,00 e atualmente vale R$ 32.000,00. Supondo que o valor do carro decresça a uma taxa anual constante, daqui a um ano o valor do carro será igual aA | R$ 18.000,00. |
B | R$ 24.400,00. |
C | R$ 23.000,00. |
D | R$ 25.600,00. |
Pergunta 36 |
Tema: Literatura
(UDESC 2009)
Uma vez que a literatura é o reflexo de um momento histórico, e que nela podem estar revelados os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais de cada estilo de época, relacione cada Escola Literária brasileira ao seu devido contexto social. (1) Barroco (2) Romantismo (3) Realismo (4) Simbolismo (5) Modernismo ( ) A urbanização da cidade do Rio de Janeiro, agora transformada em Corte, cria uma sociedade consumidora representada pela aristocracia rural, pelos profissionais liberais e jovens estudantes, todos em busca de entretenimento; o espírito nacionalista passa a exigir uma cor local para a literatura, na valorização do índio e das terras brasileiras. ( ) No Brasil, havia a presença cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformações ocorridas no Nordeste em conseqüência das invasões holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadência da cana-de açúcar. Na literatura, o homem de tal época vivia em estado de tensão e desequilíbrio, em um conflito entre o terreno e o celestial. ( ) Os grandes proprietários rurais de São Paulo e Minas Gerais eram beneficiados pela política do café com-leite. Ao mesmo tempo em que os artistas pretendiam colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, havia a tomada da consciência da realidade brasileira, que resultou em uma grande exposição artística. ( ) Transição para o século XX e definição de um mundo novo. As correntes materialistas e racionalistas não mais respondem às exigências de uma nova realidade: as tendências espirituais renascem, o subconsciente e o inconsciente são valorizados. ( ) O positivismo, o evolucionismo e, principalmente, a filosofia alemã inspiraram a literatura brasileira, que vivia um momento histórico conturbado em decorrência do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia. [Adaptações de NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.] Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo:A | 2 1 5 4 3 |
B | 3 1 5 2 4 |
C | 4 1 5 3 2 |
D | 2 5 1 4 3 |
E | 1 3 2 5 4 |
Pergunta 37 |
Tema: Matemática
(PUC - RS/2016)
Uma turma de uma escola central de Porto Alegre recebeu a seguinte questão em sua primeira prova no Ensino Médio: Um dos valores de x que soluciona a equação log2 (–x2 + 32) = 4 é igual ao número de centros culturais localizados nas proximidades do centro da cidade. Esse número éA | 5 |
B | 7 |
C | 67 |
D | 3 |
E | 4 |
Pergunta 38 |
Tema: Matemática
UNESP 2018
Sendo x um número real maior que 2/3 , a área de um retângulo é dada pelo polinômio 3x2 + 19x –14. Se a base desse retângulo é dada pelo polinômio x + 7, o quadrado da diagonal do retângulo é expresso pelo polinômioA | 10x^2 + 2x + 53. |
B | 10x^2 + 53. |
C | 10x^2 + 65. |
D | 10x^2 + 26x + 29. |
E | 4x^2 + 2x + 53. |
Pergunta 39 |
Tema: Literatura
(ENEM 2014)
Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido, Páscoa ficou da redenção o dia. Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia. Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro, Nos livrou de tão vil calamidade. Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade o Faraó do povo brasileiro. (DAMASCENO, D. Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: 2006) Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por:A | seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta. |
B | disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto. |
C | limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos. |
D | garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante. |
E | possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real. |
Pergunta 40 |
Tema: Matemática
(UFRGS 2017)
Se x – y = 2 e x2 + y2 = 8, então x3 – y3 é igual a:A | 18 |
B | 14 |
C | 12 |
D | 20 |
E | 16 |
Pergunta 41 |
Tema: Matemática
(PUC-RIO 2010)
Sejam x e y números tais que os conjuntos {0, 7, 1} e {x, y, 1} são iguais. Então, podemos afirmar que:A | x + 2 y = 7 |
B | x + y = 7 |
C | x = 0 e y = 5 |
D | x = y |
E | x = 0 e y = 1 |
Pergunta 42 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
O governo decidiu reduzir de 25% para 20% o teor de álcool anidro misturado à gasolina vendida nos postos do país. Considere que a média de desempenho, ou seja, a quantidade de quilômetros (km) que um carro anda com 1 litro de combustível, é diretamente proporcional à porcentagem de gasolina presente no combustível, e que a média de desempenho de um carro antes da decisão do governo era de 13,5 km/L. Nas condições do texto, qual será a estimativa da média de desempenho após a redução de álcool anidro no combustível?A | 12,65 km/L |
B | 14,40 km/L |
C | 14,15 km/L |
D | 12,82 km/L |
E | 10,80 km/L |
Pergunta 43 |
Tema: Matemática
UFMG 2008
Considere um reservatório, em forma de paralelepípedo retângulo, cujas medidas são 8 m de comprimento, 5 m de largura e 120 cm de profundidade. Bombeia-se água para dentro desse reservatório, inicialmente vazio, a uma taxa de 2 litros por segundo. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, para se encher completamente esse reservatório, serão necessários:A | 400 min . |
B | 240 min . |
C | 480 min . |
D | 40 min . |
Pergunta 44 |
Tema: Matemática
(ENEM 2010)
Uma fábrica produz barras de chocolates no formato de paralelepípedos e de cubos, com o mesmo volume. As arestas da barra de chocolate no formato de paralelepípedo medem 3 cm de largura, 18 cm de comprimento e 4 cm de espessura. Analisando as características das figuras geométricas descritas, a medida das arestas dos chocolates que têm o formato de cubo é igual a:A | 25 cm |
B | 24 cm |
C | 12 cm |
D | 5 cm |
E | 6 cm |
Pergunta 45 |
Tema: Literatura
(UDESC 2010)
As proposições abaixo se referem ao Modernismo e aos seus Manifestos. Assinale a alternativa incorreta.A | O Movimento da Escola da Anta, que fazia parte do Manifesto Verde-Amarelo, representava a proposta do nacionalismo primitivo, elegendo como símbolo nacional a anta, além de valorizar a língua indígena “tupi”. |
B | A ideia do Manifesto Antropofágico surgiu quando Tarsila do Amaral presenteou seu marido, Oswald de Andrade, com a sua obra – a tela Abaporu. |
C | Na “Grande Noite” da Semana da Arte Moderna, Menott del Picchia fora vaiado ao apresentar o seu discurso, ilustrado com alguns poemas e excertos. |
D | O Manifesto Pau-Brasil (1924) propunha uma literatura autenticamente nacionalista com base nas características do povo brasileiro e combatia a influência estrangeira na literatura. |
E | O Manifesto Verde-Amarelo, formado por um grupo de escritores jovens, surgiu logo depois do Movimento Pau-Brasil e tinha como objetivo dar continuidade ao Romantismo, que focava o homem português como herói nacional. |
Pergunta 46 |
Tema: Matemática
UFCS 2011
A reta que passa pela origem e pelo ponto médio do segmento AB com A=(0,3) e B=(5,0) tem qual coeficiente angular?A | 3/2 |
B | 2/5 |
C | 3/5 |
D | 1 |
Pergunta 47 |
Tema: Literatura
(VUNESP)
Leia atentamente os versos seguintes: Eu deixo a vida com deixa o tédio Do deserto o poeta caminheiro – Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um mineiro. Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:A | tristeza pelas condições de vida. |
B | revolta diante da morte. |
C | aceitação da vida como um longo pesadelo. |
D | aceitação da morte como a solução. |
E | alegria pela vida longa que teve. |
Pergunta 48 |
Tema: Literatura
(UFF 2009)
Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.) Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.A | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
B | Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço. |
C | O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor. |
D | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
E | A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas. |
Pergunta 49 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2009)
Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar: “[...] escreveu o que é mais poema Que romance, e poema menos Que um mito, melhor que Vênus.” Segundo Bandeira, em Iracema:A | ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitologia clássica. |
B | Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e personagens históricas. |
C | estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito. |
D | a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia. |
E | o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado pela constituição de um mito literário. |
Pergunta 50 |
Tema: Literatura
(UFF 2010)
Assinale a opção correta.A | O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral. |
B | O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é. |
C | O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era. |
D | O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. |
E | O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações. |
← |
Listar |
→ |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
31 | 32 | 33 | 34 | 35 |
36 | 37 | 38 | 39 | 40 |
41 | 42 | 43 | 44 | 45 |
46 | 47 | 48 | 49 | 50 |
Fim |
No que o simulado ENEM pode me ajudar?
Tempo de prova
Pensando de modo geral, o tempo de prova do ENEM é uma das questões mais importantes mediante a situação.
Mas infelizmente, as pessoas normalmente acabam pensando mais nas perguntas e matérias possíveis de caírem.
Mas a duração determinada a se fazer o exame é algo muito importante e precisa ser estudada.
Aliás esse é um dos maiores motivos das pessoas reprovarem no ENEM.
As provas do ENEM são feitas em dois domingos, uma contém as disciplinas e a outra também mais a redação escrita.
A prova com a redação, tem como duração de 5 horas e 30 aos participantes.
Já a prova sem a redação possui um pouco menos, apenas 4 horas e 30 minutos.
Por isso a importância de treinar o tempo de prova ajuda e muito, pois não somos acostumados a ficar concentrados por muitas horas.
Isso tudo garante terminar todas as questões no horário estipulado, mas evitando desistência do candidato no meio do exame.
Se acaso tentar fazer o seu próprio simulado, não é necessário ficar 5 horas e meia sentado, treinando logo de cara.
Mas é ideal treinar aos poucos e ir aumentando o tempo gradualmente, tentando agregar melhor capacidade de concentração.
Questões e matérias
No total, os exames do ENEM possuem 180 questões, realmente parece muito longo.
Porém se pensar dessa maneira você poderá se sair mal no ENEM.
Tudo é uma questão de costume e criação de hábitos, não é preciso ficar cinco horas sentado na primeira vez estudando e nem fazer todas as questões na corrida.
Basta ir se regulando, comece com matérias do seu gosto, talvez isso ajude à se sentir a vontade.
Então, aos poucos vá aumentando a quantidade de matérias e questões e quando perceber já terá estudado tudo.
Tornando o estudo menos chato e cansativo
Aparenta ser algo bobo, mas criar uma rotina agradável antes de começar seus estudos ajuda bastante.
Há diversas formas de tornar seus estudos agradáveis e até mesmo divertidos, tudo de acordo com seus gostos pessoais.
O primeiro passo, é garantir um espaço apenas seu e de seus estudos quando necessário, um lugar onde ninguém te incomode ou atrapalhe seus estudos.
Decore este lugar de acordo com as coisas das quais gosta.
Mime a você mesmo, nos seus horários de estudo, coma chocolates, coisas que goste, logo seu cérebro se adaptará a situação.
Isso tudo tornará essa obrigação divertida, sendo assim a sua hora de comer besteiras.
Use roupas confortáveis, isso também pode ajudar você a se sentir confortável.
Além disso, é lógico, desligue todos os aparelhos ou bloqueie aplicativos que tirem sua concentração.
Disciplinas presentes no ENEM?
Além de caírem no simulado ENEM abaixo listaremos algumas das disciplinas presentes nas provas do ENEM:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e suas tecnologias.
Provavelmente, essas informações irão te ajudar, lembre-se de manter sua rotina de estudos mesmo não tendo passado no ENEM e sempre utilize o simulado ENEM.