O Sisu foi criado pelo MEC para classificar os candidatos do ENEM. Para que você tenha ideia de qual é a nota de corte do seu curso, foi criado o Simulador Sisu.
Por meio dessa ferramenta, é possível conferir se a nota obtida no ENEM permite a entrada do estudante nos cursos de sua preferência. Isso porque os simuladores contam com os dados referentes a notas de corte de anos anteriores.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicaremos as funções do Simulador Sisu. Mostraremos também a utilização dessa ferramenta na verificação das suas chances.
Simulador Sisu
Conforme já mencionamos, esse simulador é uma ferramenta digital desenvolvida aos candidatos do ENEM. Sobretudo conferindo se há a possibilidade de conseguirem ingressar nas vagas disponibilizadas no Sisu.
Além disso não existe apenas um simulador, mas vários. Tanto o MEC quanto outros sites disponibilizam esse serviço aos estudantes.
Essas ferramentas mostram a nota obtida no ENEM pelo candidato em comparação com a nota de corte do Sisu em seleções passadas.
Alguns deles indicam também quais as chances dos estudantes de ingressar na universidade. A seguir, veja mais sobre o Simulador Sisu.
Como funciona o Simulador Sisu?
Confira logo abaixo alguns dos mais populares Simuladores do Sisu:
- Simulador do MEC: feito pelo sistema do MEC, bastando inserir as notas obtidas de acordo com a área nos campos indicados. O site conta com vários filtros, como região, turno do curso e área básica de ingresso;
- Simulador Descomplica: este faz a simulação no site Descomplica, onde será preciso fazer um cadastro rápido. Em seguida, escolhendo a modalidade e o curso de preferência na consulta;
- Simulador Sisu: esse simulador conta com todas as notas de corte de edições anteriores do Sisu.
Como utilizar os simuladores?
Outro exemplo de simulador Sisu não mencionado no tópico anterior, o simulador Stoodi. A seguir, veja um passo a passo simples e prático de consulta neste simulador:
- Nos campos indicados, preencha suas notas do ENEM em cada uma das áreas do exame;
- Em seguida, especifique em qual dos estados pretende cursar. Caso ainda não saiba, clique na opção “Ainda não decidi o estado”;
- Há ainda, um campo no qual você pode informar a graduação escolhida, também é possível deixá-lo em branco.
Para que serve o Simulador Sisu?
Conforme já mencionamos, é por meio dessas ferramentas será possível verificar suas chances de entrar em uma universidade pública.
No entanto, é importante ter em mente que essas ferramentas possibilitam apenas simulações. Ou seja, elas têm os critérios da nota de corte do ano anterior.
No entanto, os simuladores tornam possível um prognóstico confiável, possibilitando o estudante ter uma ideia das vagas pleiteadas.
Entendendo suas chances de conquistar sua vaga na universidade
Desde a sua criação, o Sisu passou a ser um dos fatores que mais geram ansiedade nos candidatos. Nesse sentido, os simuladores propiciam a antecipação dos resultados, diminuindo a tensão dos estudantes.
Ademais, ao utilizar um Simulador Sisu, os candidatos têm a oportunidade de conferir suas chances reais nas vagas em determinados cursos.